A escola é um espaço social em que pessoas diferentes convivem em diferentes contextos de aprendizagem e de socialização. Neste espaço, ao interagir alunos, professores, pais, funcionários e demais componentes da comunidade escolar expressam seus valores, conhecimentos, conceitos. É neste campo de intenso compartilhamento que percebemos a existência de práticas ligadas ao bullying e que são, muitas vezes, compreendidas pelos alunos como meras brincadeiras.
Assim, os professores dos quintos anos, entre eles os regentes, professores de Arte e os professores coordenadores de tecnologias, decidiram conjuntamente desenvolver ações de reflexão que envolvessem a produção de texto e a análise de atitudes cotidianas que involuntariamente poderiam ser caracterizadas como bullying na escola.
Os alunos, após a abordagem do tema que levaram ao debate dos pontos apontados pelos educandos como indicadores de bullying, assistiram a DVDs da "Turma da Mônica" na sala de informática e analisaram as cenas relacionando-as as suas próprias "brincadeiras" praticadas na escola. Após estes momentos os educandos produziram textos enfocando a temática abordada no formato HQ que será transformado em uma coletânea a ser disponibilizada na biblioteca da escola. O objetivo central da atividade era identificar práticas ligadas ao bullying praticadas por eles mesmos, contra seus colegas e, ao mesmo tempo, propiciar também a reflexão sobre a língua escrita e os recursos utilizados nas HQs.
]
Tive a oportunidade de curtir os desenhos dos alunos com a professora Sebastiana. Adorei a criatividade dos nossos alunos.
ResponderExcluir