Apropriar-se das estratégias de leitura é fundamental para que a aprendizagem aconteça. Desta foram a biblioteca da escola buscou propiciar momentos em que o docente pudesse divulgar o acervo literário disponível para os alunos além de realizar o empréstimo das obras para a leitura em casa.
A profª Marilene Braga incentivou seus alunos a lerem e explorarem livros do acervo. Esta ação permitiu que os educandos tomassem conhecimento de novos gêneros, novos títulos, estimulando-os a ampliarem o seu repertório de leitura e, consequentemente, de escrita. Ler e compreender o que é lido é de suma importância para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a aprendizagem. Então, a partir destas ações, verificou-se que os objetivos relacionados as estratégias de leitura forma alcançados e continuam em desenvolvimento uma vez que a leitura continuará sendo realizada nos bi mestres subsequentes.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Matemática: Operações com números Naturais
Tendo em vista as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem da matemática, por ser considerada como uma ciência rigorosa, formal e abstrata, cada vez mais os professores buscam atividades diferenciadas que despertam o interesse e a motivação do estudante, dentre essas atividades destacam-se atividades envolvendo tecnologias. Um dos principais objetivos é fazer com que o estudante goste de aprender Matemática, mudando a rotina da classe e despertando o interesse e o prazer pelo aprender, fazer o aluno pensar produtivamente e desenvolver o raciocínio lógico.
Projeto Bullying - 2º ano D -Profª Vânia Xavier
A professora Vânia Xavier, explorou o tema bulliyng na escola. Coletivamente os alunos elencaram as atitudes mais comuns que os alunos praticam e que possuem relação com o bullying. Depois disso fez uma coletânea dos temas apontados pelos alunos e construiu uma apresentação no PowerPoint que foi apresentada ao alunos na sala de informática e depois publicada no Slide Share para que os pais também pudessem conhecer alguns elementos desenvolvidos no projeto. Segue link abaixo.
http://www.slideshare.net/Sebastiana-Gomes/projeto-bulliyng
Sistema de numeração decimal
A profª Vânia Xavier, idealizou atividades de Matemática que levaram os alunos do segundo ano, período vespertino, a compreender as regularidades do sistema de numeração decimal. Sabemos que é nas séries iniciais que os educandos consolidam seus conhecimentos sobre o SND e vão aprofundando-os nos anos subsequentes. Foi utilizado o aplicativo "Ariê vai a escola" e em sala os alunos construíram uma tabela numérica coletiva. O resultado das atividades alcançou os objetivos previstos.
Projeto Bullying - Alunos dos 6° anos "A e B"
Professor: Silvio Lopes Disciplina: Arte
Atividade desenvolvida com os alunos do 6° ano A e B do período vespertino.
A Violência no contexto escolar tem sido discutida de muitas formas. Percebemos que a
cada dia os casos de agressões verbais e físicas têm aumentado gradativamente na
escola. O que fazer? Como discutir com os alunos certas questões? Quais atividades
podem facilitar a reflexão sobre a violência escolar? Falar teoricamente o que é Bullying é
importante, porém melhor do que a teoria é proporcionar a reflexão sobre a realidade.
Objetivo: Promover a discussões, reflexões e a escuta sobre a Violência no Espaço
Escolar. Discutir possíveis possibilidades de ações contra o bullying incentivando a troca
de experiências e o diálogo.
Metodologia:
Leitura e Discussão do Texto: O Diário de Davi Satil: Uma vítima de Bullying, o texto foi
disponibilizado por meio da sala de tecnologias, onde os alunos puderam refletir sobre o
assunto e responder questões relativas ao tema.
Em outro momento os alunos produziram cartazes conscientizando sobre a importância
do combate a prática do Bullying.
PROJETO BULLYING - 4° ANO C
A professora Keila Guarisso, do 4º ano C, período vespertino, juntamente com
seus alunos desencadearam uma ação anti-bullying a partir da leitura e reflexão sobre o
texto do livro abaixo apresentado.
A metodologia desenvolvida pela professora Keila Guarisso permitiu que os alunos percebessem a pouca tolerância dispensada aos seus colegas. Neste caso, a religiosidade foi abordada uma vez que a diversidade encontrada no ambiente escolar é ampla e atinge todos os níveis escolares. O segundo passo desenvolvido a partir do tema norteador foi a confecção e elaboração de uma árvore. Nesta árvore, os alunos expressavam seus sentimentos e seus desejos, em seguida, colavam maçãs como a representação gráfica destes desejos na árvore e discutiam as possíveis mudanças de atitudes a serem adotadas coletivamente e os benefícios que as mesmas trariam ao ambiente escolar. Estas ações irão se consolidar por meio da dramatização da história lida, que acontecerá no segundo semestre, permitindo que outros alunos conheçam e reflitam sobre o bullying na escola.
A metodologia desenvolvida pela professora Keila Guarisso permitiu que os alunos percebessem a pouca tolerância dispensada aos seus colegas. Neste caso, a religiosidade foi abordada uma vez que a diversidade encontrada no ambiente escolar é ampla e atinge todos os níveis escolares. O segundo passo desenvolvido a partir do tema norteador foi a confecção e elaboração de uma árvore. Nesta árvore, os alunos expressavam seus sentimentos e seus desejos, em seguida, colavam maçãs como a representação gráfica destes desejos na árvore e discutiam as possíveis mudanças de atitudes a serem adotadas coletivamente e os benefícios que as mesmas trariam ao ambiente escolar. Estas ações irão se consolidar por meio da dramatização da história lida, que acontecerá no segundo semestre, permitindo que outros alunos conheçam e reflitam sobre o bullying na escola.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Atividade "Diga não ao bulliyng" ( 5º anos A, B e C)
A escola é um espaço social em que pessoas diferentes convivem em diferentes contextos de aprendizagem e de socialização. Neste espaço, ao interagir alunos, professores, pais, funcionários e demais componentes da comunidade escolar expressam seus valores, conhecimentos, conceitos. É neste campo de intenso compartilhamento que percebemos a existência de práticas ligadas ao bullying e que são, muitas vezes, compreendidas pelos alunos como meras brincadeiras.
Assim, os professores dos quintos anos, entre eles os regentes, professores de Arte e os professores coordenadores de tecnologias, decidiram conjuntamente desenvolver ações de reflexão que envolvessem a produção de texto e a análise de atitudes cotidianas que involuntariamente poderiam ser caracterizadas como bullying na escola.
Os alunos, após a abordagem do tema que levaram ao debate dos pontos apontados pelos educandos como indicadores de bullying, assistiram a DVDs da "Turma da Mônica" na sala de informática e analisaram as cenas relacionando-as as suas próprias "brincadeiras" praticadas na escola. Após estes momentos os educandos produziram textos enfocando a temática abordada no formato HQ que será transformado em uma coletânea a ser disponibilizada na biblioteca da escola. O objetivo central da atividade era identificar práticas ligadas ao bullying praticadas por eles mesmos, contra seus colegas e, ao mesmo tempo, propiciar também a reflexão sobre a língua escrita e os recursos utilizados nas HQs.
]
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Qual é a fruta?
Esta atividade, desenvolvida no componente curricular de Ciências, permitiu ao aluno explorar o paladar, o olfato e outros. O conteúdo abordado explorou as diferentes formas focando essencialmente na alimentação saudável. Foi feita uma exploração visual dos alimentos utilizando o Power point e também retroprojetor, além de debates sobre os benefícios que os mesmos poderiam trazer a saúde humana além de permitir momentos de degustação mais lúdicos em que os educandos tentavam descobrir qual era o alimento por meio do paladar e do olfato, comprovando ou negando sua teoria.
Com alunos menores, a professora Marilene Braga realizou uma pesquisa com folders de supermercado, selecionando juntamente com os alunos, alimentos de origem animal.
Verificamos que a forma como os alunos percebiam a merenda escolar, o consumo de frutas e demais alimentos oferecidos mudou, embora parcialmente, o consumo de salgadinhos, bolachas e derivados do leite diminuiu e os alunos passaram a provar e consumir a merenda oferecida na escola. Esse é um avanço no cotidiano da escola pois permite que não só o educando reflita sobre as suas ações como também a família.
Varal de letras
A Professora Marilene Braga, desenvolveu atividades voltadas pra o processo ensino e aprendizagem permitindo que os educandos refletissem sobre a escrita e construissem suas próprias hipóteses sobre o que escrever e como escrever. Estas hipóteses eram discutidas individualmente e em grupo, tanto junto com a professora quanto junto aos outros alunos. Esta atividade buscou favorecer a aprendizagem dos alunos por meio do confronto das hipóteses de escrita que os mesmos possuíam e assim refletir sobre elas e reelabora-las.
O jogo "Ariê vai a escola" também foi utilizado como subsidio na sala de informática, pois o mesmo permite uma abordagem lúdica no processo educativo, complementado pelas atividades diárias da regente na busca da otimização do processo ensino e aprendizagem.
Assinar:
Postagens (Atom)